Qual é o ensinamento de ECKANKAR?
Qual é a origem de ECKANKAR?
O que são a Luz e o Som de Deus?
HU: uma canção de amor a Deus
Quem são os Eckistas?
Quem é o líder espiritual de ECKANKAR?

_______________________________________________________

Qual é o ensinamento de ECKANKAR?

     Eckankar nos ensina exercícios espirituais simples e direcionados para a vivência da Luz e do Som de Deus que nos auxiliam a empreender a Viagem da Alma, transportando-nos aos planos mais elevados de consciência. Um destes exercícios é bem simples: basta relaxar e cantar a palavra HU, que é um antigo nome de Deus. Com a prática dos exercícios espirituais, aprendemos a reconhecer a presença do Espírito Santo em nossas vidas e tomamos consciência de que cada um de nós é uma Alma, uma partícula de Deus que é enviada a este mundo para adquirir experiência espiritual. E, à medida que evoluímos espiritualmente, aprendemos a expressar o amor divino servindo ao próximo.

     Em Eckankar, o karma e a reencarnação são os dois princípios básicos e fundamentais. O karma se acumula como conseqüência da Lei Espiritual da Causa e Efeito. O ECK – o Espírito Santo – nos auxilia na purificação do nosso karma [pecado], tornando possível nesta vida a aceitação do amor total de Deus. Com isso, alcançamos a sabedoria, o senso de caridade e a liberdade espiritual. De todas as religiões existentes em nosso planeta atualmente, Eckankar é a que apresenta os ensinamentos sobre a Luz e o Som de Deus do modo mais direto. A vida se renova para aqueles que vivenciam estes dois pilares da sabedoria divina.

Voltar ao início da página

_______________________________________________________

Qual é a origem de ECKANKAR?

     Os santos, os místicos e aqueles que se devotam à vida religiosa já nos deixaram relatos sobre a Luz e o Som de Deus, e estes ensinamentos podem ser encontrados ao longo da história espiritual do mundo. Os ensinamentos do ECK sobre a Luz e o Som têm sido continuamente transmitidos pelos mestres do ECK àqueles que estão em busca da espiritualidade, muito antes dos primeiros registros de fatos históricos.

     Embora os ensinamentos do ECK remontem à antiguidade, foi Paul Twitchell quem divulgou a religião de Eckankar ao público de nossa época a partir de 1965. Nascido no início do século passado no estado de Kentucky, EUA, ele serviu na Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial.

     Em busca da espiritualidade desde muito cedo, Paul travou conhecimento com um grupo de mestres espirituais que vieram a transformar a sua vida – os mestres do ECK da ordem do Vairagi. Enquanto estes o estavam treinando para que se tornasse o Mestre Vivente de ECK, Paul também estudou e pesquisou uma grande variedade de tradições espirituais sob a orientação de diversos instrutores. Os altos ensinamentos do ECK encontravam-se então dispersos pelos quatro cantos do mundo. Paul recolheu e reuniu estes valiosos ensinamentos sobre a Luz e o Som, tornando-os acessíveis para nós nos dias de hoje.

     Em 1965, Paul organizou uma série de oficinas espirituais abertas ao público em geral abordando o tema “Viagem da Alma”. Ele escreveu vários livros sobre Eckankar e sobre a Luz e o Som de Deus. O mais conhecido dentre eles é: Eckankar - A Chave dos Mundos Secretos.
Atualmente, Eckankar é uma organização religiosa sem fins lucrativos que conta com membros afiliados em mais de 100 países. A sede espiritual de Eckankar é o Templo do ECK em Chanhassen, no estado de Minnesota, EUA.

Voltar ao início da página

_______________________________________________________

O que são a Luz e o Som de Deus?


     O que freqüentemente chamamos de Espírito Santo é o duplo aspecto de Deus – a Luz e o Som. Em Eckankar, usamos o termo “ECK” quando nos referimos ao Espírito Santo que sustenta e mantém todas as formas de vida.

     Muitos santos e místicos já viram a Luz de Deus. Saulo de Tarso teve uma experiência marcante com a Luz de Deus na estrada para Damasco e Moisés viu a Luz de Deus no fogo da sarça ardente.

     Em Eckankar, aprendemos a reconhecer a Luz de Deus. Ela pode nos aparecer como uma visão ou como uma imagem interior. Pode ser um clarão de luz azul ou branca, ou pode ocorrer de várias outras formas.

     O Som de Deus foi o vento que soprou por entre os apóstolos na celebração do Pentecostes. Há pessoas que ouvem o Som de Deus internamente. Ele pode soar como água corrente ou como o som de uma flauta. Pode soar como um naipe de violinos, de instrumentos de sopro, de gaitas de fole ou como o zumbido de um enxame abelhas..

Voltar ao início da página

_______________________________________________________

HU: uma canção de amor a Deus

Quem sou eu?

Por que estou aqui?

Como posso encontrar minhas próprias respostas para estas perguntas?

Convidamos você a experimentar um exercício espiritual muito simples:

Relaxe e feche os olhos.
Cante HU (pronuncia-se hiúuuu)em silêncio ou em voz alta, de cinco a vinte minutos, todos os dias.
Depois, escute as respostas de Deus.
HU é um antigo nome de Deus.
Esta é uma canção de amor a Deus.
O HU abre o seu coração para que você tenha mais sabedoria, mais criatividade e mais amor em sua vida.
O HU transmite força espiritual para enfrentar as dificuldades da vida e ajuda você na sua viagem de volta à casa de Deus.

Voltar ao início da página

_______________________________________________________

Quem são os Eckistas?

     Os Eckistas provêm de todas as camadas sociais: são donas de casa, homens de negócios, aposentados, profissionais liberais, educadores, cientistas e agricultores. Há gente de todas as faixas etárias, de todas as raças e nacionalidades e de todas as formações religiosas.

     Como a maioria das pessoas, os Eckistas têm suas famílias, suas atividades e suas dificuldades do dia-a-dia e participam com alegria e entusiasmo do contexto social. Os Eckistas sabem que são os únicos responsáveis por suas experiências de vida e têm consciência de que o futuro é o resultado dos pensamentos, sentimentos e atos cometidos no dia de hoje. Sabem também que dar amor e prestar serviços à família e à comunidade são formas de expandir a consciência do amor divino.

Voltar ao início da página

_______________________________________________________

Quem é o líder espiritual de ECKANKAR?

Sri HAROLD KLEMP
O MAHANTA, O MESTRE VIVENTE DE ECK

     Harold Klemp é o atual líder espiritual de Eckankar. Sua missão é auxiliar as pessoas a encontrar nesta vida o caminho de volta a Deus.

     Ele passou a infância e a adolescência numa fazenda na zona rural do estado de Wisconsin, EUA. Estudou num seminário religioso, vindo a descobrir os ensinamentos de Eckankar na década de 60. Após longos anos de treinamento espiritual, Harold Klemp tornou-se, em 1981, o Mahanta - o Mestre Vivente de ECK. O Mahanta é a forma interior, ou espiritual, do Mestre Vivente de ECK. O Mahanta é o nosso guia interior que atua através dos sonhos, da Viagem da Alma e dos Exercícios Espirituais de Eckankar.

     Em Eckankar há sempre um mestre vivente a quem se respeita, mas que não é adorado nem venerado. Como um mestre artesão, ele auxilia os aprendizes espirituais na obtenção de experiências com a Luz e o Som. Isto faz com que cada um adquira maior confiança em si mesmo e permite que alcancemos a liberdade espiritual. Todos os anos, Harold Klemp profere palestras em seminários realizados em vários países do mundo. Atualmente, existe uma coleção de cerca de 50 fitas de vídeo e 100 fitas cassete com o registro gravado de suas palestras. Ele é também o autor de mais de 45 livros e de muitos artigos e discursos direcionados ao estudo da espiritualidade. O modo inspirador e ao mesmo tempo prático de Harold Klemp abordar a espiritualidade indica caminhos para que muitas pessoas encontrem mais liberdade, sabedoria e amor. Seus ensinamentos elevam a Alma e tornam as pessoas capazes de reconhecer as suas próprias experiências pessoais com a Luz e o Som de Deus.

Voltar ao início da página

_______________________________________________________

Voltar à página principal
_____________________________________________________

Apresentado pela ASSOCIAÇÃO ECKANKAR BRASIL, uma filial oficial de ECKANKAR

As opiniões expressas nestas páginas são as dos autores dos textos e não necessariamente as de Eckankar ou do Mahanta, o Mestre Vivente de ECK, Sri Harold Klemp.

Copyright © 2005-2020 Eckankar. Todos os direitos reservados. Os termos ECKANKAR, ECK, MAHANTA, SOUL TRAVEL, VIAGEM DA ALMA E VAIRAGI, dentre outros, são propriedade de ECKANKAR, P.O. Box 2000, Chanhassen, MN, 55317-2000, EUA. www.Eckankar.org

V20200316A